sábado, 2 de maio de 2015

Livrai-me

As velas extras no bolo de aniversário, as linhas finas que salpicam no rosto, o cansaço e as mudanças na rotina e no ânimo...envelhecer não é bom. Como digo sempre, envelhecer dói. Por outro lado, traz sabedoria e benefícios.
Confesso que no dia, 3 de abril, as velas não me assustaram. O susto veio quando me olhei no espelho dias depois. Meu Deus do Céu!, gritei! Quanto cabelo branco nascendo!
Imediatamente pensei: quando comecei a envelhecer? Não tinha percebido que a idade havia chegado tão rápido.
Quando penso em envelhecer, temo pelo futuro. Não por apenas parecer outra pessoa no espelho, mas temo por perder a  independência e ficar só. Isso sim me assusta.
Aos 40 anos ganhei liberdade. Eu não tenho que provar nada para ninguém além de mim mesma. Não preciso mais agradar ninguém. O problema é que nasci sem filtro e lutei a vida inteira para maneirar. Mas agora... Se quiser ficar ao meu lado, aceite-me do jeito que sou. Seja família, amigos, amores.
Atitude. Essa é a palavra. Difícil de manter, porém. Laura Carstensen, diretora do Centro de Longevidade de Stanford, afirma que no século 20 nós adicionamos um número sem precedentes de anos para a nossa expectativa de vida. Ao questionarmos se a qualidade de vida é boa, condizente com a atualidade, Laura responde que sim! Em uma palestra no TEDxWomen a psicóloga demonstra que assim que as pessoas envelhecem, tornam-se mais felizes, com mais sabedoria e adquirem uma visão mais positiva sobre o mundo.
Viver é difícil já que não vem com manual de instruções e, na maior parte do tempo, temos que adivinhar sempre. Adivinhar o que é melhor para você, para a sua carreira, para a sua vida amorosa, para a sua família... Pensar em tudo isso me fez pirar.
Agora aos 40 anos, me permito mais. Me permito dizer não, sem culpa. Me permito aceitar apenas o que me faz bem. Não vou mais me entristecer por coisas ou pessoas pequenas. Rezo e peço a Deus que minhas atitudes sejam sempre de paz e harmonia com o universo. O resto é presente. Quem estiver ao meu lado é dádiva do universo.
Não choro mais pelas amizades e amores perdidos. Choro apenas por aqueles que se foram e não pude fazer nada para impedir (meu pai Luís, meus avós Anna e Abimael, e meus sobrinhos Enzo e Lívia)
Afinal, como disse Maya Angelou (um dos meus ídolos) "nunca faça de alguém sua prioridade quando tudo o que você é para essa pessoa é apenas uma opção".