domingo, 1 de março de 2015

15 anos de gratidão

Posse dos membros do E-Club Tropeiros Distrito 4620


Quinze anos se passaram e ainda me lembro de todos os detalhes antes, durante e após minha viagem ao Canadá em 2000-2001.
Fui a primeira itapetiningana a ser selecionada no programa de bolsas culturais oferecido pela Fundação Rotária. Foi pelas mãos do então rotariano Guto que entrei em contato com o Rotary Club. Nessa época, trabalhava no Jornal Cidade de Itapetininga e o Guto pediu para que eu publicasse uma matéria para convidar os jovens a participar da seleção. Eu fui um desses jovens do Distrito 4620. A entrevista com os Rotarianos foi realizada em Ourinhos, em um domingo ensolarado. Guto me deu a notícia já na segunda-feira. Lembro até hoje: "Patrícia, você tem passaporte? Então, é melhor você tirar logo o seu porque você foi escolhida".
Quase enfartei! Realmente não acreditava que eu me destacaria diante de tantos jovens (acho que foram um 80 inscritos naquele dia).
O processo para receber as instruções e me adequar às expectativas do RC foi intenso. Quase cheguei a desistir, pois em Itapetininga, ninguém sabia como eram os passos para selecionar e instruir os bolsistas.
Nesse início de caminhada, um Rotariano que agradeço a dedicação e o desempenho em me mandar para o Canadá foi o querido e saudoso Laureano. Durante meses, nós dois quebramos nossas cabeças e queimamos nossos cérebros para entender o processo e realizar todas as tarefas para que minha viagem ao Canadá fosse perfeita. Lembro de todas as reuniões que tivemos em sua casa. E de todos os conselhos e carinho.
No Canadá, vivi 6 meses na companhia de pessoas maravilhosas, que me acolheram e me mostraram um outro mundo. Agradeço de coração aos Di Febo que me aceitaram imediatamente como um membro da família. Nós rimos, choramos e crescemos juntos.
Conheci Rotary Clubes e Rotarianos interessados em nossa cultura e nossa vida. Mr. Telfer me acompanhou por um caminho que incluiu conhecimento, cultura, companheirismo e ampliou minha rede de contatos.
Retornei ao Brasil disposta a agradecer todas as oportunidades que recebi antes, durante e depois da minha viagem. Pode ter sido apenas uma, mas me proporcionou uma visão de mundo que jamais podia imaginar ter. Me proporcionou não apenas estudar a história, mas vivenciá-la de maneira intensa e enriquecedora.
E finalmente, no dia 28 de fevereiro de 2015, pude receber das mãos de Rotarianos engajados a missão de fazer do E-Club Tropeiros, um clube repleto de projetos e vivência no servir. Posso dividir com meus companheiros as minhas expectativas e meus sonhos de ajudar a melhorar cada dia um pouquinho o bairro, a cidade, o estado, o país, o mundo. É por meio do agir local, que nós Rotarianos, podemos e vamos mudar o mundo. Seremos desafiados a encontrar em nós mesmos os líderes que causarão mudanças positivas no trabalho, na comunidade, nos círculos de amizade, enfim, por onde atuamos e passamos.
Portanto, agradecer a confiança é pouco. Quero mostrar que a missão que recebi terá frutos. Quero lembrar daqui outros 15 anos todas as ações que causaram impacto em outras pessoas e perceber que a engrenagem continua a girar e a colaborar com a paz e o conhecimento, com o companheirismo e com a missão de Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Nenhum comentário: