terça-feira, 24 de novembro de 2009

É muita cara de pau!

Ficar sozinha me faz pensar em muiiiiiita coisa! Analisar comportamentos - meu e dos outros -, analisar a vida, erros passados e novos caminhos.
Não, este não é um post sobre resoluções de fim de ano. É apenas um post sobre pessoas.
Eu sei que não sou a mulher mais perfeita deste mundo, mas procuro sempre agir de maneira correta, como minha mãe me ensinou (se bem que acho que a educação que mamãe me deu, está errada...ou será que o mundo está errado???). Nunca fiz nada para prejudicar os outros. Pelo contrário, sempre que pude ajudei com o maior prazer. Na maioria das vezes, saí prejudicada, mas ajudei.
É isso exatamente o que estou analisando ultimamente. Como a maioria acha que é dona do mundo, que faz e desfaz, manda e desmanda e agem como se somente seu bem-estar fosse primordial, nunca pensando que seu comportamento afeta o próximo.
Agem como se estivessem certos, nunca pedem desculpas e, às vezes, nunca tocam no assunto. Sequer dão satisfações.
Se devem, fica por isso mesmo. O dito pelo não dito. Aliás, podem até dizer que ficam mal em te dever, mas quando puderem vão te pagar. E você, muito bocó, acredita. Mas por pouco tempo, porque sabe que a pessoa agirá assim sempre, com qualquer pessoa em qualquer situação da vida. É o tal esperto, que se faz de bonzinho.
Se erram, nunca pedem desculpas e ainda te fazem sentir culpada. Você se culpa por ter sido enérgica - ou não -, por pedir que te ajude, por estar feliz e outras milhares de situações. Enfim, você se sente culpada e então, a pessoa sente sua fragilidade, fareja seus medos e tira vantagem disso.
Se precisam resolver algo, dão desculpas esfarrapadas para não fazer. Aliás, esta é clássica: nunca têm tempo para fazer nada. Trabalhar e estudar então, virou a desculpa do ano! A cara é de pau, mas a madeira não é de lei...(será que seguem algum manual??)
O cara de pau vive perigosamente, independente de quantos avisos para "não fazer isso ou aquilo" tenha recebido. E tem a memória curta! Está sempre disposto a perdoar OS SEUS ERROS (afinal você não agiu de acordo com a vontade dele...) pois, quem dá bola fora esquece rápido e a pessoa é sempre muito, muito má e mesquinha por não perdoar essas bobagenzinhas.
Dizem que ser cara de pau é uma arte. A arte de enganar e se favorecer. Como a maioria dos brasileiros age. Depois reclamam que o Brasil não avança... Com um povinho que age em seu próprio favorecimento não há economia no mundo que melhore as condições de vida de um país, nem mesmo um desenvolvido.
Isso, meus amigos, acredito ser falta de uma boa educação. Não venha me dizer que isso é herança genética, que herdamos esse comportamento da geração anterior, por isso o mundo é o que é. Se os que vieram antes de nós agiram assim, é nossa obrigação agir corretamente para deixar para nossos filhos um legado de um país correto e justo para todos. A educação começa em casa, como diz minha mãezinha. Não se aprende na rua, muito menos na escola. Mas é nesses lugares que se aplica. É na convivência com os outros que você mostra quem você é e como foi educado (se bem que grande parte dos pais faz sua lição de casa direitinho, os filhos é que desaprendem...).
Educação vem de berço. E o meu é de ouro!
E tem aquela outra máxima que diz: você atrai seu semelhante. Os honestos e educados vivem em harmonia e próximos, estão sempre juntos e se ajudam. Já os espertos e caras de pau dão um jeitinho de reunir a corja e se infiltrar em todos os lugares, para tomar proveito. Você só descobre quando a paciência com aquele ser se esgota e você começa a reclamar do comportamento da pessoa com os outros (mas, se sente culpado, é claro...)
Enfim, tem gente de tudo quanto é jeito nesse mundo. O que importa, entretanto, é onde você se encaixa nesse mundo... já pensou nisso???


P.S.: ficou chateado com o post?? Poxa, desculpa se a carapuça serviu... sorry...

Nenhum comentário: