segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Está tudo errado!

Eu não tenho palavras para comentar o POUCO que tenho visto com as pessoas que estão fugindo de seus países para viver em um lugar melhor. Quando eu digo pouco é porque nós, brasileiros, não temos a mínima ideia do que realmente está acontecendo no mundo.
Essa história se repete e, mesmo assim, somos e estamos incapazes de acabar com esse sofrimento.
O mínimo que todos poderiam fazer é abrigar uma família. Se não podemos, que nossos países e governantes o façam. Isso é ser HUMANO. Deveríamos proteger as pessoas e não as fronteiras.
O que me preocupa e todas as vezes que vejo, choro copiosamente, é o sofrimento das crianças. Eu imagino o que será dessas pessoinhas. Qual o futuro delas? O que esperar do ser humano?
A Europa reage com desconforto e desconfiança. Mas, se fecharmos as portas, qual futuro essas crianças terão? Qual futuro terá a humanidade?
Não estou defendendo que a Europa seja obrigada a receber milhões de imigrantes por ser o berço e a locomotiva da civilização. Mas acolhê-los num momento de desespero e de esperança no futuro é o mínimo que se pede de um país civilizado, mesmo em crise econômica. Após acolhê-los, encaminhe-os a lugares que possam oferecer uma vida digna para que essas famílias encontrem um lar, um trabalho, sua dignidade e que possam fazer desse lugar o seu país.
Há anos as pessoas morrem enquanto tentam atravessar o Mediterrâneo para alcançar a Europa. Há anos as pessoas fogem da guerra, da xenofobia. Morrem no mar, nas cercas de fronteira, morrem nas montanhas congelantes... Apesar de muitos europeus ajudarem, ainda é pouco. Tenho a impressão de que não estão cientes da catástrofe que está ocorrendo há anos e que nos dias de hoje nos mostram cenas horripilantes, indescritíveis.
A humanidade está se tornando cúmplice de um dos maiores crimes contra a humanidade no pós-Guerra.
Estamos começando a achar que tudo isso é corriqueiro. E, sinceramente, para mim, está tudo errado. A humanidade está errada e seguindo um caminho tortuoso, cruel. Vemos nossos índios sendo ameaçados e retirados de suas terras desde a época da colonização. Pessoas morrendo de fome, sem água e sem esgoto no Brasil. Esse horror não acontece longe de nossos olhos. Acontece todos os dias debaixo de nosso nariz. E nada fazemos. Nem ao menos nos indignamos. Apenas observamos.
Mas apesar disso, li um post no Facebook uma frase atribuída a Bezerra de Menezes, dizendo que estamos vivendo um momento sombrio na Terra. Mas, que apesar de toda a tristeza e comoção, devemos saber que Jesus Cristo está na direção deste planeta. Leia abaixo,

"Não te deixes envolver pelo pessimismo. Continua servindo e abençoando a vida. O bem triunfa sempre. A pouco e pouco, o homem ergue-se das sombras para a luz. Não cedas às sugestões da descrença. A dor desperta as consciências adormecidas. Ora e confia no futuro. Por mais que se alteiem as labaredas do ódio, o amor é chama divina a dissipar o mal. Lembra-te que o Senhor permanece velando". (Bezerra de Menezes, livro: Tende bom ânimo - Francisco Cândido Xavier)

E talvez seja por esse texto simples que eu AINDA creia na capacidade de superação do ser humano. Afinal, é surpreendente o que cada um pode fazer para superar obstáculos. E são admiráveis as pessoas que não desistem de seus sonhos e seguem em frente.
Para finalizar, descrevo a situação dessas pessoas da mesma forma que Nelson Mandela fez: "Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar".
Para milhões de refugiados, esse é só o começo...



Nenhum comentário: