domingo, 20 de janeiro de 2008

Da alegria à tristeza em poucas horas

Uma das milhares de crianças de Darfur


Tive um fim de semana tão gostoso, ao lado dos meus amigos! Me diverti muito dançando. Adoro dançar! Mesmo com aquela chuva, tivemos coragem de nos arriscarmos. Música boa, gente interessante. Rimos muiiiiiiito! Dançamos muito mais!


Acordei achando que o mundo era azulzinho, como se nada de ruim estivesse acontecendo no planeta.


Nem me lembro como, mas pesquisando assuntos para comentar aqui, me vi diante de fotografias que me arremessaram de volta à realidade.


Darfur... sinceramente não achei que o conflito fosse tão horrendo como me diziam.


Como somos ignorantes, egoístas...


Reclamamos de tudo e de todos. Reclamamos de nossos trabalhos, da nossa vida, dos amigos, da família, de como as coisas poderiam ter sido diferente... Acontece que esquecemos que milhares de pessoas no mundo inteiro não tem sequer água para beber.


A realidade nos faz perceber o quanto somos ignorantes com o que acontece ao nosso redor. Não vemos o sofrimento do próximo e, sinceramente, não queremos ver. Já basta o nosso...


Temos dificuldades, sim. Mas o Brasil nunca passou por uma guerra ou por conflitos raciais que levam ao extermínio de raças. Por isso o desinteresse.


Mal sabemos o que acontece com o nosso vizinho, quanto mais do outro lado do mundo. Só que são pessoas como nós, que um dia já tiveram sonhos e desejos, já tiveram família, amigos, trabalho e hoje morrem de fome, são assassinadas, estupradas, roubadas, sofrem os horrores de uma guerra insana.


Eu fico me perguntando até quando as pessoas resolverão tudo com guerras, conflitos armados, violência.... onde esse mundo vai parar?


Cada dia que passa tenho menos fé nas pessoas. Não é possível que haja mais pessoas ruins do que boas no mundo...


Aliás, como podemos permitir que crianças sofram desse jeito? Como assistimos a esses horrores como se fossem situações corriqueiras? Como é que não nos sensibilizamos com as maldades e o sofrimento humano?


A vida é tão preciosa. E não damos valor. Só damos, quando acontece com a gente, com alguém que amamos.


Às vezes penso que o ser humano é muito cordeiro.... aceita tudo. Ah, se esse povo soubesse o poder que tem nas mãos. É por isso que até nosso hino nacional nos retrata como alienados: "...deitado eternamente em berço esplêndido..."


Percebi hoje que meu mundo não é tão colorido assim como pensava...

Nenhum comentário: