quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Minhas resoluções pro mundo

Sobrevivi.
Natal em casa, após a morte do meu pai, tornou-se uma encenação de quatro atos: minha mãe, minhas irmãs e eu.
Apesar de não haver estresse quanto ao passar o dia cozinhando e comprando presentes, estressamos com outros membros da família e com os vizinhos, estes que perderam totalmente o sentido de comemorar o Natal.
Agora, nos resta lamentar pelos outros 363 dias que foram perdidos entre decepções, perdas, tristrezas, obstáculos que não foram ultrapassados e que ficarão pendentes em 2011.
Fazendo uma breve retrospectiva, 2010 foi um ano bem esquisito, mas acredito que aprendi muito com tudo o que aconteceu.
Minha lista de resoluções para 2011 é bem curta. Mas não a publicarei aqui. Levarei as resoluções comigo, pós-meia noite e por todo o ano e minha consciência será meu juiz.
Entretanto, farei uma lista de resoluções para o mundo:


1 - Paz no mundo (parece clichê, tipo resolução de miss em concurso, mas é o que todos precisamos no momento. Believe me!)

2 - Salvar o verde e o azul (matas, rios e oceanos, com gestos simples como reciclar seu lixo e NÃO lavar o carro ou sua garagem todos os dias. Varrer é um bom exercício para quem está fora de forma.)

3 - Respeito (por nós e principalmente pelos outros. Coisas simples como usar as palavrinhas mágicas - obrigada, por favor, dá licença -, no trânsito com pedestres, no metrô e no transporte coletivo como dar lugar aos idosos. Aliás, se você chegar a ser um idoso, saberá como o respeito é importante na sua vida.)

4 - Educação (tem relação com respeito. E também tem relação com cultura.)

5 - Saúde (sabia que metade da população brasileira não conta com sistema de rede de esgoto??? e que a maioria das doenças que levam batalhões de pessoas a serem mal atendidas no sistema público de saúde podiam ser eliminadas com a lavagem das mãos e com água potável?)

6 - Segurança (nem preciso acrescentar comentários.)

7 - Perdão (é a forma mais eficaz de ser feliz. Afinal, você quer ter razão ou felicidade??)

8 - Bolso cheio (de dinheiro para fazer a felicidade de sua família e de tantos outros que precisam de muito pouco).

9 - Sucesso (nos negócios, na vida pessoal e espiritual.)

10 - Memória (para lembrar de quem te ajudou quando você precisou e para não ser um chato na velhice).

Até 2011 (ou antes disso se eu tiver algo mais interessante para postar aqui)




Nenhum comentário: