terça-feira, 23 de setembro de 2008

Uma gelada deliciosa!


Nada melhor do que começar a primavera tomando sorvete. Pois é, hoje também é o Dia Nacional do Sorvete.
O Brasil é o décimo produtor mundial de sorvete, ficando atrás de países como Austrália, Suécia e Suíça. Os Estados Unidos estão no topo da tabela, com uma produção quase três vezes maior do que a segunda colocada, a China.
Eu, como boa consumidora de ice-cream que sou, adoooooro o sabor preferido da maioria dos consumidores dessa iguaria gelada: chocolaaaaaate.
Já é comprovado que o sorvete é um alimento nutritivo que contém proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo, açúcares e gorduras. Um sorvete à base de leite, por exemplo, tem quase a mesma quantidade de proteínas e maior quantidade de cálcio e ferro do que uma porção de arroz cozido. Por isso eu não como arroz: pra poder tomar sorvete! hihihihihi Lei da compensação! Rs...
Teorias e mais teorias
Embora existam muitas versões sobre sua origem, a mais recorrente é a de que o sorvete foi inventado há cerca de três mil anos pelos chineses. Naquela época, acredita-se que era feito com flocos de neve misturados com qualquer tipo de iguaria como, por exemplo, um suco de frutas. O resultado, por sua vez, era algo semelhante às nossas raspadinhas. O sucesso foi tão grande que a história – e suas especulações – não param por aí. Alguns pesquisadores apontam Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que viveu entre 356 e 323 a.C., como o introdutor do sorvete na Europa. Ele teria trazido do Oriente uma mistura de salada de frutas e mel, que era resfriada em potes de barro e guardada na neve. Há ainda a teoria de que foram os árabes que teriam aperfeiçoado a tal invenção chinesa de misturar a neve ao suco. Eles garantem, inclusive, que “sorvete” é uma palavra de origem árabe, procedente de sharbat, “bebida fresca”.
Enfim, Patrícia também é cultura. Não importa o autor da façanha. O que importa é que no verão ou inverno, eu me esbaldo com sorvete de chocolate.
E para encerrar esse post, após meu almoço (leia-se mussarela e chester de frango, graças à minha chefe), vou saborear um imeeeeeenso sorvete de chocolate (mesmo não sendo um Häagen Dazs) sem culpa nenhuma apesar do frio que faz na bela e quente Sorocaba... Bon appétit!

Nenhum comentário: