sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sinônimo de emprego

Estou me sentindo péssima... tão ruim que nem tenho coragem de levantar da cadeira para almoçar.
A fraqueza tomou conta do meu ser. Porém, não resisti em postar alguma coisa hoje. Não estou inspirada, confesso. Mas uma coisa que meu digníssimo professor me disse ontem, me deixou indignada. Fui para casa remoendo suas palavras. E, hoje de manhã, resolvi fazer uma pesquisa sobre a importância do blog para a comunicação nos dias de hoje.
Ao apresentar a elaboração de um blog para um plano de comunicação e assessoria de imprensa para uma entidade do terceiro setor, o tal mestre afirmou que blog era coisa para adolescente.
Eu, como tenho um blog (um não, três...) fiquei bem quietinha e reduzida à minha insignificância. Não consegui argumentar com o sujeito. Primeiro, porque estava muito mal ontem (minutos antes de entrar na sala, chorei feito um bebê na cantina da faculdade quando a Tuna perguntou o que eu tinha....) e, segundo, porque na hora não consegui encontrar bons argumentos que justificassem a criação do tal blog para a Ong.
Ao pesquisar, consegui encontrar exatamente o que eu tinha pensado a respeito do blog, horas após a orientação do professor.
Ao vincular o site da entidade ao blog, usando-o como ferramenta, podemos possibilitar rápida indexação por parte dos mecanismos de busca, ou seja, as informações são imediatamente disponibilizadas à rede mundial. Em outras palavras, esses blogs possibilitam atualizações quase que imediatas do site. Outra justificativa é que a Ong ainda não possui site e, para começarmos um trabalho de divulgação, torna-se necessário o uso de uma ferramenta que não possua custo algum ao cliente.
Os blogs ultrapassaram há muito o estatuto de diários privados. Hoje são ferramentas e janelas para o trabalho de profissionais de várias áreas, como, por exemplo, jornalistas. E como o mercado está sempre à procura da perspectiva original, da linguagem nova, os blogs tornaram-se um requisito essencial no currículo de quem lida com o tratamento e transmissão de informação.
Se um profissional de comunicação quer se destacar, um blog torna-se uma ferramenta essencial para encontrar trabalho. Serve para construir seu portfólio a contatos, coloca o profissional na frente de seus competidores, além de oferecer uma série de vantagens quando bem elaborado. Aqueles que não possuem um blog se arriscam serem deixados para trás no jogo da procura por empregos.
O Jornal The Guardian publicou um editorial de Neil McIntosh que dizia que " se você entra no mercado de trabalho sem um (blog), não importa o tão brilhante sua graduação seja, você estará apto a perdê-lo para pessoas que apresentam melhor tudo o que podem fazer, com a experiência de criar e gerenciar seu próprio site."
Enfim, ter um blog regularmente atualizado demonstra o potencial do funcionário. Isso demonstra que ele tem comprometimento (se é dedicado no que faz, ele está um passo à frente de seus concorrentes), que tem bons conhecimentos em determinada área e contatos úteis (geralmente, blogueiros cultivam uma grande quantidade de fontes) e, habilidade (escrever regularmente ajuda a melhorar seu estilo jornalístico), além de prover espaço para você desenvolver sua "voz" (espaço cada dia mais difícil de encontrar na mídia tradicional).
Bom, resumindo, o blog é uma ferramenta essencial para jornalistas ou futuro jornalistas, como eu. É fácil de atualizar e rápido de encontrar e navegar. Não estou fazendo merchand. Ao contrário, estou defendendo uma ferramenta de comunicação que pode agregar e melhorar seu currículo.

Nenhum comentário: