terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cadê as pessoas??

Mafalda, by Quino


A primeira coisa que faço todas as manhãs é ler as notícias, mesmo que on-line.
É só desgraça. Pai matando filho. Acidentes. Seqüestros. Carros-bombas. Um país querendo explodir o outro. Crise mundial. Fome. Miséria. Desmatamento.
E o pior é que recebemos essas notícias e aceitamos como se fossem as coisas mais normais nos dias de hoje, devido a globalização e o corre-corre.
Mas não é normal. Não devíamos aceitar de cabeça baixa. Cada vez mais estamos vivendo numa sociedade artificial, que eu nem sei como definir. Cada dia eu tenho menos fé nos homens.
Fico pensando se um terei coragem de constituir família... acho que não pois veria meus filhos sofrendo por ações que tomamos no passado. É um tipo mea-culpa o que estou fazendo agora. Porque eu sei que daqui para frente, a tendência é piorar. Não estou sendo pessimista. Nada disso. Acredito piamente que as pessoas estão cada vez menos sintonizadas, menos espiritualizadas e dando menos importância aos acontecimentos. José Saramago disse que "sempre estamos mais ou menos cegos, sobretudo, para o fundamental".
Por mais que eu tente, não consigo ter fé nas pessoas. Concordo com a Mafalda. Onde estão as pessoas? Aquelas que se comprometem com coisas importantes mas que também se sensibilizam e lutam pelas causas menores? Aquelas que respeitam o ser humano? Aquelas que quando gostam, demonstram? Que respeitam o próximo? Onde estão aquelas pessoas que não se escondem e nem culpam seu péssimo comportamento e suas ações nos problemas financeiros ou na falta de sorte? Pessoas que mesmo sem ter nada, nem mesmo esperança no dia seguinte, continuam sua jornada e vivem o presente como se fosse o dia mais importante de sua vida?
Para não dizer que não acredito mais nas pessoas, acredito na minha família e nos meus amigos. Mas não aqueles que estão presentes apenas nos bares da vida para comemorar qualquer feito seu, mas sim aqueles que estão matando um leão por dia ao teu lado.
Quanto a minha família, quem sabe um dia... quem sabe o universo esteja conspirando para que isso aconteça...














P.S.: se acontecer, tem que ser com você....

Nenhum comentário: